Praticar exercícios físicos em excesso pode dificultar a gravidez?

Praticar exercícios físicos em excesso pode dificultar a gravidez? Por Silvana Chedid* São Paulo, 08 (AE) - Não há evidências científicas de que a infertilidade prevaleça entre atletas. Por outro lado, a disfunção menstrual - também chamada amenorréia - está associada ao excesso de atividades físicas.

Agência Estado |

Além do treinamento excessivo, a baixa ingestão de calorias, cálcio e proteínas também contribui para que as atletas não apresentem menstruação regular.

O problema afeta principalmente as atletas que melhoram a performance quando estão mais magras, como corredoras, ciclistas, bailarinas e ginastas. Mulheres com baixo índice de massa corpórea têm níveis alterados de 'leptina', que é um hormônio fundamental para a manutenção da fertilidade. Além disso, como a amenorréia é uma das causas da infertilidade, há quem relacione a dificuldade de engravidar com o excesso de atividade física. Mas, nem sempre é assim ."

*Dra. Silvana Chedid, ginecologista especialista em Medicina Reprodutiva, diretora da clínica Chedid Grieco (www.chedidgrieco.com.br) e chefe do setor de Reprodução Humana da Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG