Praia Grande é multada por devastar 8 mil m² de mangue

A Prefeitura Municipal de Praia Grande foi multada em R$ 40 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por devastar uma área de 8 mil metros quadrados de mangue no bairro Guaramar. A multa foi aplicada hoje por dois fiscais do Ibama.

Agência Estado |

Após várias denúncias, eles compareceram ao local e flagraram crime de alteração de vegetação de área de proteção ambiental sem autorização do órgão competente. De acordo com a chefe do escritório regional do Ibama, Ingrid Maria Furlan Oberg, o local estava sendo aterrado ilegalmente com entulhos e lixo. "Estavam jogando de tudo lá. Tinha até coroa de velório", disse Ingrid. Ela afirmou que o Ibama já havia alertado à prefeitura da irregularidade.

Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informou que entrará com recurso contra a multa e que possuía a documentação e as autorizações necessárias para executar o serviço, porém respeitará as determinações do Ibama e paralisará a obra "momentaneamente". "A Administração Municipal ressalta ainda que a Secretaria de Serviços Urbanos está desenvolvendo apenas trabalho de manutenção na estrada das comportas, que existe há mais de 30 anos no bairro Guaramar, sem ferir a área de preservação ambiental permanente. A via funciona como barreira física contra enchentes. O serviço de manutenção tem como principal objetivo minimizar graves pontos de alagamentos no bairro Sítio do Campo", informou em nota.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG