Prefeito de cidade do interior do Paraná é preso em flagrante

Segundo a polícia, ele recebeu propina de uma construtora que constrói uma creche na cidade de Santo Inácio

Luciana Cristo, iG Paraná |

O prefeito de Santo Inácio (cidade de pouco mais de 5 mil habitantes, a 483 quilômetros de Curitiba), João Batista dos Santos (PMDB), foi preso em flagrante quando recebia propina de uma construtora que presta serviços para a prefeitura, nesta terça-feira.

Reprodução Google Maps
Santo Inácio fica a 483 quilômetros de Curitiba
A empresa está construindo uma creche em Santo Inácio e recebeu da prefeitura, nos últimos dias, R$ 163 mil em pagamento de serviços. Policiais do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prenderam o prefeito logo depois que ele foi visto recebendo R$ 9,1 mil, em dinheiro, de Ademilson Aparecido Jacob, que prestava serviços para empresa, de acordo com as investigações.

As prisões ocorreram no município de Astorga, próximo de Santo Inácio. O dono da construtora Vale Sul, Mario Juliano Kazuo Tamiya, foi preso em Curitiba. Ele é acusado de formação de quadrilha.

O suposto envolvimento do prefeito em recebimento de propina não era objeto da investigação original. A informação de que o pagamento ao prefeito seria feito surgiu nas últimas semanas, com o decorrer das apurações. Santos está preso na delegacia de Astorga.

O inquérito que apura a participação do prefeito será encaminhado ao Tribunal de Justiça do Paraná pois, como chefe do Executivo municipal, Santos tem foro especial por prerrogativa de função em processo na área criminal.

Na prefeitura de Santo Inácio, ninguém atendeu o telefone durante a tarde desta quarta-feira, assim como na construtora acusada do esquema. Os três presos são acusados de corrupção.

Tamiya já esteve envolvido em outra investigação no Paraná. No ano passado, o escritório dele em Apucarana, município a 369 quilômetros de distância da capital paranaense, foi alvo de mandado de busca e apreensão, por suspeita de ligação com o jogo do bicho.

    Leia tudo sobre: Santo InácioParaná

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG