PF prende 5 em operação contra falsificação de selos do Inmetro

Operação Olho de Boi no Paraná conta com 160 policiais e visa cumprir sete mandados de prisão e 33 de busca e apreensão

iG São Paulo |

A Polícia Federal de Curitiba (PR) realiza, nesta terça-feira, a operação Olho de Boi contra a falsificação de selos do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Inmetro) e uso irregular deles em extintores de incêndio de veículos. Cinco pessoas foram presas.

De acordo com a PF, participam da operação 160 policicias federais, além de 16 servidores do Inmetro, que visam cumprir sete ordens de prisão e 33 de busca e apreensão. Os selos eram produzidos no Distrito Federal e nos Estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia.

Segundo as investigações, as empresas envolvidas no esquema criminoso colocavam os selos de autenticação do Inmetro em extintores de incêndio e os revendiam como se tivessem sido recarregados, colocando em risco a vida de quem adquiria o produto.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de falsificação de selo ou sinal público, falsificação de documento público, falsidade ideológica, formação de quadrilha e corrupção passiva. As penas somadas podem chegar a 20 anos. 

    Leia tudo sobre: pfinmetrooperação olho de boiselos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG