Bope do Paraná faz testes com blindado e carro escudo

Chamado de "Gladiador", veículo blindado leve é capaz de derrubar muros e paredes, mantendo os policiais protegidos

iG São Paulo |

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) realiza neste mês testes com um veículo blindado leve, chamado de "Gladiador", que pode ser utilizado em diversas ações policiais, e um veículo escudo, que permite proteção aos policiais quando se deparam com situações de alto risco como enfrentamento ao narcotráfico e tomada de reféns. Os testes serão realizados até o próximo dia 22 em vários ambientes da região metropolitana de Curitiba. 

AE
"Gladiador" pode ser utilizado em diversas aéreas policiais no Paraná
Segundo a PM, a intenção é realizar testes das reais condições dos veículos e da sua viabilidade de utilização tanto para terreno urbano quanto para rural, bem como para a área de fronteira. “A PM realiza quase que diariamente testes com diversos produtos de tecnologia avançada, oriundos das mais variadas empresas, e, portanto, este é mais um teste que poderá ou não resultar na aquisição do produto”, afirma o subcomandante da PM, coronel Júlio Ozga Nóbrega.

O veículo blindado leve serve para missões de variadas complexidades, como transporte e escoamento de tropas com a agilidade e a proteção necessárias aos profissionais de forças de segurança. Pesando mais de seis toneladas, possui capacidade para até oito ocupantes incluindo o motorista.

De acordo com o comandante do Bope, tenente-coronel Nerino Mariano de Brito, o blindado também é capaz de derrubar muros e paredes, mantendo os policiais protegidos pela blindagem para agir em segurança. Num local de refino de drogas, onde marginais estejam equipados com armamento pesado e tecnologia para impedir a chegada dos policiais, este veículo também pode ser um equipamento de proteção. “Swat (Special Weapons And Tactics) nos Estados Unidos utilizam este tipo de veículo em ações anti e contra terrorismo, por exemplo”, disse.

O Gladiador é indicado para qualquer tipo de solo, alcança até 105 Km/h, é equipado com motor MWM de 185 cavalos e a integração da engenharia mecânica e chassi é Agrale. Já o carro escudo, por sua vez, garante blindagem na parte dianteira e nas portas das viaturas, permitindo proteção e posicionamento frontal aos policiais durante ações de confronto.

    Leia tudo sobre: Gladiadorblindadopolícia militarBope

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG