Chuva causa danos em 17 municípios e afeta mais de 50 mil pessoas no Paraná

Segundo a Defesa Civil Estadual, 112 casas ficaram danificadas e duas, no município de Porecatu, região noroeste, foram destruídas por enxurradas

iG São Paulo |

A chuva que atinge o Estado do Paraná nos últimos dois dias afetou mais de 50 mil pessoas em 17 municípios que sofreram algum tipo de dano. Segundo o mais recente balanço divulgado pela coordenadoria estadual da Defesa Civil, nesta quarta-feira, 112 casas ficaram danificadas e duas, no município de Porecatu, região noroeste, foram destruídas por enxurradas.

Leia também:  Com previsão de mais frio no Sul, começa o inverno no hemisfério Sul

Divulgação
Área alagada pelas chuvas que atingem o Estado do Paraná

No total, 51.483 pessoas foram afetadas de alguma forma por alagamentos, enxurradas ou deslizamentos, nas regiões norte, norte pioneiro, noroeste, oeste e metropolitana de Curitiba. Cerca de 790 pessoas – a maior parte (500) em Bandeirantes, na região norte - precisaram ser alojadas em abrigos públicos. Outras 86 pessoas foram para casas de parentes ou amigos. Em Londrina, a prefeitura decretou situação de emergência em razão dos estragos causados pelas chuvas.

Em dois dos 17 municípios afetados, houve deslizamentos de terra: Sertaneja, na região norte, onde o problema atingiu estradas; e Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba, onde três pessoas foram afetadas.

Nesta quinta-feira, sairão de Curitiba dois caminhões carregados com um total de 3,3 mil cobertores, doados pelo Provopar. Os cobertores serão distribuídos pela Defesa Civil estadual nos municípios afetados pelas chuvas.

De acordo com o chefe da seção de Planejamento da Defesa Civil, capitão Eduardo Pinheiro, também estão sendo providenciadas roupas para envio às famílias necessitadas. Ele informou que até agora não há pedido de outro tipo de ajuda, material ou operacional, por parte dos municípios. “A Defesa Civil permanece em alerta e nossas regionais estão em todos os municípios afetados prestando ajuda às prefeituras, responsáveis pela primeira resposta nesse tipo de situação”, afirmou.

Divulgação
Bueiro sobre o rio Jacutinga destruído pela enchente

Estradas afetadas

Nove trechos de rodovias estaduais – sete deles no norte pioneiro – estão interrompidos em consequência das fortes chuvas que caíram no Estado. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que está trabalhando em todos os pontos interrompidos para a normalização do tráfego.

Os trechos interrompidos estão nas seguintes regiões e rodovias:

Norte Pioneiro
PR-431 (km 49) entre Cambará e Jacarezinho
PR-439 (km 55) entre Santo Antônio da Platina e Ribeirão do Pinhal
PR-151(km 11) entre Ribeirão Claro e Chavantes
PR-151 (km 20) entre Ribeirão Claro e Carlopólis
PR-450 (km 10) entre Porecatu e Centenário do Sul
PR-650 (km 18) entre São Pedro e Godoy Morreira
PR-090 (km 396) entre Sertanopólis e Londrina

Vale do Ribeira
PR-092 (km 084) entre Cerro Azul e Dr. Ulisses

Norte
PR-542 entre Santo Inácio e Santa Inês

    Leia tudo sobre: chuvasenchentesalagamentoestado de emergência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG