Postos fazem plantão de feriado contra dengue no CE

A dengue fez com que 19 postos de saúde de Fortaleza funcionassem durante todo o feriado de Tiradentes. As autoridades de Saúde estão preocupadas com o crescente número de casos da doença, principalmente, depois das fortes chuvas caídas nos últimos dias.

Agência Estado |

O Ceará é o segundo estado nordestino com maior número de casos de dengue, com 9.388 registros confirmados laboratorialmente este ano. Perde apenas para Bahia, que já ultrapassou a marca dos 12 mil.

Fortaleza concentra 65% dos registros no Estado, com 4.649 casos. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), a doença está presente em 93% dos bairros da capital cearense. A preocupação maior é com o avanço dos tipos mais grave da doença, a febre hemorrágica e a dengue com complicação, que já mataram quatro pessoas.

Outra preocupação é com o avanço da doença na população mais jovem, uma vez que cerca de 60% dos registros do tipo hemorrágico são de menores de 14 anos. De acordo com a promotora de Justiça de defesa da Saúde Pública do Ceará, Isabel Porto, o recrudescimento da dengue se deve a uma gestão ineficiente nas ações de prevenção. "Falta uma regularização na saúde pública, principalmente, no processo de educação da população", atesta Isabel.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG