Posse de Toffoli no Supremo Tribunal Federal será no próximo dia 23

BRASÍLIA - O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli, vai tomar posse no cargo no próximo dia 23. Uma combinação de agendas foi montada para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável pela indicação de Toffoli, e o presidente do Supremo, Gilmar Mendes, estejam presentes à solenidade.

Redação com Agência Estado |

Agência Brasil
José Antonio Dias Toffoli

Aos 41 anos, Toffoli é o indicado mais jovem para o STF nas duas últimas décadas. Foi advogado do PT em três campanhas presidenciais de Lula e também trabalhou para o partido como assessor parlamentar no Congresso Nacional.

Antes de assumir a AGU, foi ainda subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil.

Na sabatina do Senado, a vinculação com o PT foi tratada pelo futuro ministro do STF como uma página virada. Ele se comprometeu a atuar na Corte em defesa da Constituição brasileira e justificou o fato de ter sido reprovado em concursos para juiz e de ter poucos títulos acadêmicos pela prioridade absoluta dada à carreira de advogado.

Compromisso na corte

Um dia após o Senado aprovar sua indicação para o STF, Toffoli teve seu primeiro compromisso público na corte. Com a filha, Pietra, e um de seus irmãos, José Eduardo, participou de missa em memória do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, que morreu há um mês vítima de um câncer no pâncreas.

Nessa primeira aparição no Supremo após a sabatina de quarta-feira no Senado, Toffoli optou pela discrição. Católico, ele assistiu à missa, em homenagem ao ministro a que ele sucederá, e comungou. Procurado por jornalistas, não quis dar entrevistas.

Leia também:

Leia mais sobre: Toffoli

    Leia tudo sobre: stfsupremo tribunal federaltoffoli

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG