Portabilidade numérica beneficia mais 2,5 milhões de usuários de telefones

BRASÍLIA - Mais 2,5 milhões de brasileiros serão beneficiados, a partir desta segunda-feira, com a portabilidade numérica do telefone. O mecanismo permite ao usuário trocar de operadora de telefonia e manter o número que já tem.

Agência Brasil |

A portabilidade numérica do telefone já funciona em 20 capitais do País e hoje chega a Boa Vista (RR), código 95, e a Macapá (AP), código 96, além de parte do interior de São Paulo coberta pelo código 15 para discagem direta a distância (DDD), com central em Sorocaba.

O sistema funciona em 4.668 dos 5.564 municípios brasileiros, com cobertura de 110 milhões de usuários. Falta ainda chegar às regiões metropolitanas de São Paulo e do Distrito Federal e aos estados de Pernambuco e do Pará.

De acordo com a base de dados da ABR Telecom, administradora de portabilidade numérica no Brasil, de 1º de setembro de 2008 para cá mais de 260 mil usuários de telefonia fixa e móvel solicitaram troca de operadora com manutenção do número de telefone, dos quais 65% se referem a aparelhos celulares e o restante a telefones convencionais.

Segundo cronograma da ABR Telecom, a portabilidade será estendida, em fevereiro, ao interior do Pará (dia 2), ao estado do Rio de Janeiro e ao Distrito Federal (dia 9) e ao estado de Pernambuco (dia 16). O benefício será implantado na grande São Paulo e em Belém no dia 2 de março, restando ainda os municípios do interior paulista para cobertura total, referentes aos códigos 14, Bauru, e 17, São José do Rio Preto (agendados para setembro), além de São José dos Campos (12) e Santos (13) (programados para dezembro).

Leia mais sobre: portabilidade numérica

    Leia tudo sobre: portabilidade

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG