Por falta de espaço na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Ferri, de Passo Fundo (RS), neste ano, os 12 alunos da oitava série passaram a ter aulas na Capela Nossa Senhora Aparecida, compartilhando com a comunidade o espaço usado para reuniões de jovens e casais, encontros pastorais, catequese, missas e velórios. Como a maioria das atividades é programada, a rotina de uso alternado do espaço só é alterada quando há velórios.

Na quarta-feira houve um, o terceiro dos últimos quatro e o primeiro deste ano. Os estudantes foram dispensados.

A secretária municipal de Educação de Passo Fundo, Vera Vieira, explica que a capela é usada com a concordância da comunidade do bairro Maggi de Cesaro porque houve demanda de cinco turmas para o mesmo horário, superior à capacidade física da escola, que tem quatro salas e 175 alunos.

A ampliação do prédio estava prevista no orçamento deste ano, que, no entanto, sofreu cortes por conta da queda de arrecadação e dos repasses dos governos federal e estadual. "A obra deve sair em 2010", promete Vera.

Líderes da comunidade católica já manifestaram contrariedade com algumas algazarras feitas pelos adolescentes, que já chegaram a comer hóstias e deixaram paredes da capela riscadas com caneta.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.