BRASÍLIA - Pesquisa Sensus divulgada nesta segunda-feira (22) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) revela que 54,3% da população avaliam como positivos fatores como emprego, renda, saúde, educação e segurança pública. A soma desses indicadores é o chamado Índice do Cidadão (IC). Este é o maior IC avaliado pelo Sensus desde abril de 2007, quando o número foi de 42,4%.

Para os próximos seis meses, a expectativa da população é ainda mais otimista. 73,8% dos entrevistados esperam melhoras em todas as categorias questionadas. O maior crescimento foi entre a variável segurança pública. Em abril deste ano, 43,2% achavam que a segurança iria aumentar no semestre seguinte. Hoje, 50,3% responderam da mesma forma. 

Dentre os que acreditam que a segurança pública vai pior nos próximos seis meses, houve queda de 18,1% para 17,8%. 

Em abril deste ano, 55,3% dos entrevistados esperavam melhoras na oferta de emprego. Hoje, 59,2% responderam da mesma forma. Quando a expectativa é sobre a renda mensal do brasileiro, 55,5% esperam aumento no salário, enquanto em abril, 51,7% eram tão otimistas.

A pesquisa Sensus foi realizada entre 15 e 19 de setembro, com 2 mil eleitores de 136 municípios. A margem de erro é de 3%.

Leia mais sobre: pesquisa CNT/Sensus

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.