Pontes da Marginal Tietê são parcialmente interditadas devido a obras

SÃO PAULO - Cinco pontes da Marginal Tietê, em São Paulo, serão parcialmente interditadas para as obras da terceira pista da via, segundo a Dersa e a Secretaria de Transportes do Município. As interdições começaram às 23h desta segunda-feira e se estenderão até o dia 8 de fevereiro de 2010.

Redação |

O secretário municipal de Transportes, Alexandre de Morais, estima que as obras causarão 40% a mais de trânsito na Marginal Tietê. Para ele, o impacto em toda a cidade será de 14% no período da manhã e de 15% à tarde.

Helvio Romero/AE
Companhia de Engenharia de Tráfego bloqueia faixa na ponte da Casa Verde

Pelo menos 4,2 milhões de pessoas serão prejudicadas diretamente pelas interdições. Três milhões de passageiros de linhas de ônibus municipais que partem ou seguem para a zona norte da cidade e passam por essas pontes vão gastar 50% a mais do tempo que levam hoje para concluir a viagem.

A Dersa explica que um vão de cerca de 16 metros de extensão será aberto debaixo de cada ponte. O espaço é necessário para dar passagem à nova pista que passa sob as pontes.

Bloqueios

A ponte da Freguesia do Ó terá as faixas da direita nos dois sentidos interditadas até o dia 5 de novembro. A partir de então, a faixa da esquerda no sentido bairro será bloqueada até o primeiro dia de dezembro. Todas as faixas no sentido bairro serão bloqueadas entre 21 de novembro e 11 de dezembro.

Na ponte da Casa Verde, as interdições, que também começaram nesta segunda-feira, terão todas as faixas no sentido bairro bloqueadas entre os dias 18 de novembro e 13 de dezembro. Entre os dias 13 de janeiro e 7 de fevereiro, todas as faixas do outro sentido ficarão interditadas.

A ponte da Vila Maria terá três faixas no sentido bairro bloqueadas entre esta segunda-feira e o dia 30 de novembro. No sentido oposto, outras três faixas serão ocupadas entre 1º de dezembro e o dia 5 de janeiro.

Na ponte do Limão, onde as interdições começam no primeiro dia de novembro, todas as faixas no sentido bairro serão ocupadas entre o dia 4 e o dia 24 de dezembro. No outro sentido, a interdição ocorre entre os dias 24 do mesmo mês e o dia 13 de janeiro.

A ponte das Bandeiras terá interdições de 7 de novembro a 8 de fevereiro. Todas as faixas no sentido centro ficam ocupadas durante os três primeiros dias. No sentido inverso, a interdição ocorre entre os dias 14 e 17 do mesmo mês e volta a ocorrer entre os dias 5 e 22 de janeiro. A partir de então, todas as faixas no sentido centro voltam a ser interditadas até o dia 8 de fevereiro.

Alternativas

Aos motoristas que se utilizam rotineiramente de qualquer uma das pontes que sofrerão as primeiras restrições de circulação, a CET solicita que busquem caminhos alternativos ao seu destino a partir dos corredores radiais seguindo as placas usuais de indicação de acesso às pontes do Piqueri, Júlio de Mesquita Neto, Limão, Bandeiras, Cruzeiro do Sul, Vila Guilherme e Tatuapé.

Melhorias

De acordo com as projeções da CET, haverá aumento médio de 35% na velocidade dos veículos na Marginal Tietê e redução da lentidão em toda a cidade de 12% no pico da manhã e de 10% no pico da tarde.

Marginal Tietê interditada para obras

Leia mais sobre: trânsito

    Leia tudo sobre: marginal tietêobraobrastransito

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG