Ponte estaiada deve ligar Santos e Guarujá até 2012

Os municípios de Santos e Guarujá devem ser interligados por uma ponte estaiada até o fim de 2012. O anúncio foi feito hoje, em Santos, pelo Secretário Estadual de Transportes, Mauro Arce, baseado no resultado de um estudo que mostra que a construção da ponte é a melhor opção de ligação seca entre as duas cidades.

Agência Estado |

"Pretendemos lançar até o final desse ano e, se a obra começar em 1º janeiro de 2010, ficará pronta em junho de 2012", afirmou o secretário, detalhando que o prazo da construção será de 30 meses. A ligação, discutida desde a década de 40, tem como objetivo eliminar a travessia de balsas mais movimentada do mundo.

Com quatro pistas, duas em cada sentido, altura na linha d'água de 70 metros, passagem para pedestre e ciclovia, a ponte terá 2,8 quilômetros de extensão, sendo 800 metros na parte estaiada e um quilômetro em rampas de acesso de cada lado. O projeto não contempla o transporte de carga. "Não vai ligar os dois lados do porto, é uma ponte com o objetivo específico de atender à clientela que usa hoje o 'ferry boat'", esclareceu o secretário.

Com um custo estimado em R$ 500 milhões, o projeto será viabilizado através de uma Parceria Público Privada (PPP) e a intenção do Governo é arcar com no máximo 50%. O próximo passo será a publicação de carta convite para contratar um projetista. Na sequência, será lançado o edital de licitação da concessão de 30 anos. A cobrança de pedágio já foi definida e custará no máximo o preço pago na travessia de balsas, de R$ 7,50 para veículos de passeio. No entanto, segundo Arce, a modalidade da concessão ainda será discutida. "Ou ganha quem oferecer a menor tarifa ou ganha quem quiser a menor contrapartida do Estado."

Ponte x Túnel

Tanto o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa (PMDB), quanto a prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), comemoraram a opção do Estado pela construção de uma ponte ao invés de um túnel submarino, como foi inicialmente cogitado. Eles se reuniram com Arce hoje na Prefeitura de Santos para conhecer o estudo. "Se as condições econômicas e ambientais (de ambos os projetos) fossem próximas, ainda assim a minha opção seria de ponte", disse o prefeito de Santos, explicando que o estudo revelou que o custo de um túnel na região seria cinco vezes superior ao de uma ponte, chegando a R$ 2,5 bilhões.

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