Polícia recupera quadro de Monet roubado há quase uma década

VARSÓVIA ¿ A Polícia polonesa recuperou hoje o quadro de Claude Monet A praia de Pourville, roubado havia dez anos do Museu Nacional de Arte de Poznan, no oeste da Polônia, onde desde então repousa na parede uma cópia.

EFE |

Reprodução

Pintada em 1882, a tela ''Plage a Pourville'' é avaliada em US$ 5 milhões

Único exemplar do autor impressionista existente em uma coleção polonesa, a pintura estava escondida em uma casa na cidade de Olkusz, no sul do país. Os agentes detiveram um homem de 47 anos suspeito do roubo do quadro, avaliado em US$ 5 milhões.

"A praia de Pourville" foi furtada em 19 de setembro de 2000 da sala onde estava exposta, local que não tinha câmeras de vigilância nem vidros para proteger as telas.

A precariedade das medidas de segurança facilitou o trabalho do ladrão, que, no melhor estilo cinematográfico, se limitou a cortar a tela para tirá-la da moldura e substituí-la por uma falsificação.

O museu de Poznan comprou o quadro em 1906, quando a cidade ainda pertencia à Alemanha, 40 anos antes de passar o território polonês pelos acordos que seguiram ao final da Segunda Guerra Mundial.

O francês Claude Monet pintou o quadro em 1882, dentro de uma série de paisagens do litoral de Pourville, no norte da França.

Leia mais sobre: Monet

    Leia tudo sobre: monetroubo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG