Polícia prende segundo homem na hierarquia de grupo miliciano no Rio

A polícia prendeu, na sexta-feira, Marciel de Souza - um dos líderes da milícia conhecida como Liga da Justiça. A informação foi dada neste sábada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Agência Brasil |

De acordo com a polícia, Souza tinha contra ele dois mandados de prisão, por formação de quadrilha e homicídio. Ele é considerado o segundo nome na hierarquia do grupo criminoso e sucessor de Ricardo da Cruz, o Batman, que se encontra preso na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS).

A captura foi comandada pelo delegado Fábio Barucke, da 35ª DP, de Campo Grande (zona oeste). Marciel foi preso no município de Mangaratiba, no sul fluminense, depois de retornar de uma ilha, onde participava de uma festa. Também foi preso um policial militar, do 2º BPM (Botafogo), que acompanhava o suspeito.

Ele [Marciel] fazia parte do alto escalão da Liga da Justiça, principalmente depois da prisão do Batman. Asssumiu o comando do grupo, tomando decisões efetivas, determinando execuções, fazendo cobranças de transporte alternativo, gatonet, distribuição de gás e segurança privada, disse Barucke.

O delegado calculou que a milícia já perdeu 80% de sua força inicial, após as prisões de seus principais líderes, incluindo o ex-deputado estadual Natalino Guimarães e o ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, ambos presos em Campo Grande.

A preocupação, segundo ele, é não deixar um vazio de poder na zona oeste do Rio, onde o grupo tinha sua principal força, a fim de evitar que outros grupos milicianos ou até mesmo o tráfico de drogas assumam a região.

Para isso, o delegado conta com a chegada de parte dos 600 novos agentes da Polícia Civil, que estão se formando este ano na Academia de Polícia. É possível que haja essa transição de poder, mas a polícia estará pronta para coibir e prender os criminosos que tentarem ocupar o território, frisou Barucke.

Leia mais sobre crime no Rio

    Leia tudo sobre: crimerio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG