Polícia italiana detém senadora brasileira no aeroporto de Roma

BRASÍLIA - A polícia italiana deteve nesta quinta-feira a senadora licenciada Patrícia Saboya (PDT-CE) depois que ela se envolveu em uma discussão com um outro passageiro do voo que a levava do Brasil à Itália, informou a assessoria de imprensa da parlamentar. O Itamaraty informou que o embaixador brasileiro em Roma foi acionado e a senadora já foi liberada. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o caso será acompanhado com a atenção devida pela chancelaria brasileira.

Reuters |

Já o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), divulgou uma nota criticando a atuação das autoridades da Itália.

"Venho a público protestar contra os maus tratos e constrangimentos impostos pela polícia italiana à senadora Patrícia Saboya, detida, sem maiores explicações, no Aeroporto de Fiumicino, em Roma", destacou Azeredo por meio do comunicado.

"Considero esse ato uma prova de desrespeito ao Poder Legislativo e à condição de mulher brasileira e exijo explicações das autoridades competentes do país europeu", acrescentou.

Segundo a assessoria de imprensa da senadora, uma das amigas que a acompanhava teria espirrado no avião, o que supostamente provocou uma reação agressiva de um passageiro italiano que se sentava perto.

Ele teria levantado a hipótese de a mulher estar contaminada pelo vírus H1N1. A senadora teria então defendido a amiga, entrando na discussão.

No desembarque, de acordo com a assessoria da senadora, o cidadão italiano comunicou o ocorrido a policiais, que detiveram o grupo da senadora em uma sala.

A parlamentar, ex-mulher do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), potencial candidato à Presidência da República em 2010, teria apresentado em vão seu passaporte diplomático.

Devido ao fuso horário, o Itamaraty não conseguiu confirmar a versão da assessoria de imprensa da senadora.

(Reportagem de Fernando Exman)

Leia mais sobre Patrícia Saboya

    Leia tudo sobre: aeroportoitáliapatrícia saboyapdtsenadosenadores

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG