Polícia inicia perícia de barco naufragado em Brasília

Com o casco para cima, os peritos puderam analisar a possibilidade de danos na estrutura. Trabalho seguirá nesta terça-feira

iG São Paulo |

A Polícia Civil do Distrito Federal (DF) iniciou na tarde desta segunda-feira o trabalho de perícia no barco Imagination, que naufragou no último dia 22 no Lago Paranoá. Outros dois peritos da Marinha viajarão do Rio de Janeiro até Brasília e também realizarão perícia nesta terça-feira.

AE
Bombeiros trabalham no içamento do barco Imagination, em Brasília

Na manhã desta segunda-feira os bombeiros retomaram o içamento do barco. No momento em que era puxado, o barco acabou virando e ficou com o casco para cima, o que não atrapalhou o trabalho da polícia. As informações são da equipe de inspeção naval da Marinha e do coronel Luiz Blumm, comandante operacional do Corpo de Bombeiros. No último dia 22, em Brasília, o barco naufragou matando nove pessoas.

Segundo Blumm, o barco reflutuou por completo após tentativas de puxá-lo para a superfície. Durante o trabalho da Marinha, a embarcação chegou a afundar e depois flutuou com o casco para cima. "Esse acontecimento era previsível, porém não era esperado", diz enfatizando que o ocorrido não teve impacto negativo no processo de resgate.

O coronel informa ainda que, no momento, a Marinha segue realizando perícia no casco danificado e que a atual posição do Imagination ajuda a elaboração do inquérito. O trabalho da perícia tem fim previsto para terça-feira (31) pela manhã. Após isso, segundo Blumm, o barco será tombado novamente para a posição normal e será içado até a margem do Lago Paranoá.

Retirada do barco

O trabalho para a retirada do Imagination começou na quinta-feira (26) - quando os mergulhadores começaram a encher os balões com cilindros de ar e mangueiras, porém eles se viraram para a parte interior do barco. No final do mesmo dia, os bombeiros reconheceram que teriam dificuldades para retirá-lo do lago.

Outro imprevisto atrasou os trabalhos dos bombeiros. Na noite da sexta-feira (28), por volta das 23h, uma lancha de médio porte colidiu com duas boias que davam sustentação ao Imagination. Com a colisão, bombeiros perderam "equipamentos essenciais", segundo eles.

Durante o final de semana, houve avanços nos trabalhos da corporação. No domingo (29), foi possível elevar o barco em 7 metros para a superfície.

    Leia tudo sobre: barconaufrágiobrasíliaparanoá

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG