Polícia Federal prende 17 pessoas acusadas de fraude que chegava a R$ 2 bi

SÃO PAULO - A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira, a Operação Cana Brava, que visa desarticular um esquema de sonegação de impostos no setor de açúcar e álcool estimado em R$ 2 bilhões. Dezessete pessoas foram presas e outras duas continuam sendo procuradas.

Redação com Agência Estado |

A Operação foi realizada em parceria com a Secretaria da Receita  Federal e acontece nas cidades de São Paulo, Araçatuba, Penápolis, Promissão, Avanhandava, Ipaussu, Guarujá, Martinópolis e São José do Rio Preto.

A PF descobriu um sistema de venda de álcool, sem emissão de notas fiscais, e de ocultação de valores para dificultar o trabalho da fiscalização. O esquema envolvia a contratação de escritórios de consultoria tributária, mudança de domicílio fiscal e a interposição de terceiros.

Nos mandados de apreensão, a operação deve coletar documentos contábeis, livros fiscais e dados informatizados, que devem embasar a continuidade das investigações. Serão investigados ainda os crimes formação de quadrilha e falsidade ideológica. Não foi informado ainda o número de pessoas que já foram presas pela operação.

Irregularidades em usinas e canaviais

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), descobriram ainda diversas irregularidades em usinas e propriedades de cana-de-açúçar na região de Ribeirão Preto.

Auditores fiscais chegaram à plantações e flagraram trabalhadores exercendo suas atividades sem os equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas e óculos, por exemplo. Um deles, inclusive, chegou a se ferir nos olhos, segundo os procuradores.

Os trabalhadores denunciaram também outras irregularidades que, segundo eles, eram contínuas nos locais, como descontos na folha de pagamento, e falta de licença médica, por exemplo.

De acordo com o MPT e MPE as irregularidades vão gerar autuações para as empresas, que tem entre hoje (quinta-feira) e amanhã para se pronunciar a respeito das acusações.

Leia mais sobre: Operações da Polícia Federal

    Leia tudo sobre: pf

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG