Polícia Federal investigará se houve desvio de verba no Pontal

SÃO PAULO - A Polícia Federal em Presidente Prudente (SP) abrirá inquérito para investigar ¿eventual desvio de verbas públicas¿ repassadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para organizações não-governamentais ligadas a agricultores sem terra.

Agência Estado |

O dinheiro deveria ter sido utilizado em programas voltados para a produção de biodiesel em assentamentos da reforma agrária naquela região, mas pode ter sido destinado para outras atividades.

O inquérito foi requisitado nesta quinta-feira pela Procuradoria da República, que desde setembro investiga as supostas irregularidades.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, declarou que considera ilegal repasse de recursos públicos para movimentos sociais que ocupam terras.

O ministro cobrou ainda atuação mais enérgica do Ministério Público contra as invasões. O procurador da República Luís Roberto Gomes, que conduz o procedimento preparatório do inquérito civil público, disse nesta quinta que as investigações começaram com uma denúncia anônima. O inquérito da PF focalizará três projetos que foram firmados por duas entidades ligadas a José Rainha - o líder dos sem-terra na região do Pontal, ex-integrante do Movimento dos Sem-Terra (MST).

Dois projetos são da Associação Amigos de Teodoro Sampaio. O terceiro, denominado Convênio para o Cultivo de Oleaginosas, foi assinado com a Federação das Associações de Assentados e Agricultores Familiares do Oeste Paulista - entidade criada por Rainha para programas de biodiesel.

José Rainha, que é citado de passagem no levantamento inicial da Procuradoria da República, disse nesta quinta que não teme ser investigado pela Polícia Federal. Ele também afirmou que a investigação tem cunho político, porque o biodiesel é um programa do governo Lula. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Leia também:

Leia mais sobre: MST

    Leia tudo sobre: mstsem-terra

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG