lei do silêncio em Paraisópolis - Brasil - iG" /

Polícia esbarra na lei do silêncio em Paraisópolis

SÃO PAULO - Mesmo com um aparato policial de cerca de 400 homens, cem carros, 20 cavalos, quatro cães e um helicóptero, a polícia esbarra na ¿lei do silêncio¿ dos moradores de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, e admite que não saiu do zero nas investigações sobre o conflito do início da semana. Até as 19 horas desta quarta-feira, dois fugitivos da Fundação Casa foram recapturados e um homem com drogas, preso.

Agência Estado |

No fim da tarde da última segunda, moradores da região atearam fogo em diversos veículos e depredaram estabelecimentos nas ruas da favela. Para impedir a entrada da polícia, foram montadas barricadas. Seis pessoas ficaram feridas.

AE
Policiamento na favela Paraisópolis, na zona sul de São Paulo

A principal hipótese é de que a origem do tumulto esteja relacionada com o detento Francisco Antônio Cesário da Silva, o Piauí, de 32 anos, que teria dado da prisão o sinal verde para os atos de vandalismo - seu cunhado Antonio Galdino de Oliveira foi preso no domingo. Piauí vai ser ouvido no inquérito policial. A Polícia Civil requisitou aos prédios vizinhos as fitas com possíveis imagens das cenas de violência em Paraisópolis para tentar identificar os autores dos disparos que feriram quatro PMs e também as pessoas que promoveram vandalismo.

A delegada Silvana Sentieri Françolin, que preside o inquérito policial, tomou nesta quarta o depoimento de dois dos cinco feridos no tumulto. Ambos se recuperam de ferimentos a bala. Cinco integrantes da comunidade foram à Ouvidoria das Polícias para reclamar de excessos na abordagem policial. O padre Luciano Borges Basílio, da Paróquia São José, localizada na favela, também reclamou da truculência da Polícia Militar. O religioso disse que, mesmo usando roupa eclesiástica, foi maltratado numa abordagem policial. 

Leia também:

Leia mais sobre: protestos

    Leia tudo sobre: paraisópolis

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG