Polícia do Rio vai trocar fuzis por carabinas

Rio de Janeiro - A Secretaria de Segurança Pública do Rio comprou cerca de 1500 carabinas CT-30 Taurus, calibre 30, com o objetivo de reduzir os casos de bala perdida e identificar, de forma mais eficaz, quem fez os disparos. As armas são mais leves e práticas que os fuzis e serão utilizadas pelas polícias Civil e Militar no patrulhamento urbano da cidade. A compra, avaliada em R$ 2.5 milhões, foi efetuada uma semana após o menino João Roberto, de 3 anos, ser baleado na cabeça, possivelmente por policiais do 19º BPM (Tijuca).

Nina Lopes |

Com a nova aquisição, a secretaria pretende substituir os fuzis FAL e M-16 nos patrulhamentos realizados com motos. Segundo o órgão público, o novo armamento é mais adequado ao veículo do que o fuzil devido ao seu peso e tamanho reduzido.

De acordo com o órgão estadual, a troca facilitará a identificação da autoria de balas perdidas, pois os criminosos da cidade não utilizam esse tipo de arma. Assim, ficará mais fácil saber se o disparo saiu de uma arma da polícia ou não sem precisar realizar o exame de balística, acredita Flávio Araújo, assessor de imprensa da secretaria.

No entanto, o fuzil não deixará de ser utilizado pelas polícias fluminenses, principalmente em zonas de maior risco, como morros e favelas. Como a carabina tem menor velocidade e alcance, não será possível utilizá-la em todas as operações e patrulhamentos, pois a polícia ficaria em desvantagem em relação aos criminosos, afirmou a assessoria da secretaria.

Ainda de acordo com a assessoria do órgão, cada carabina custou em torno de R$1.500, pagos pelo Ministério da Justiça e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro com verbas do recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronace).

A compra das carabinas foi feita em maio e a Secretaria pediu ao fabricante urgência na entrega das armas. Esperamos recebê-las até agosto, declara Fernando Torres, também assessor da Secretaria de Segurança.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG