http://educacao.ig.com.br/acordo_ortografico/Acordo Ortográfico hspace=4 src=http://images.ig.com.br/educacao/reforma_140x75.gif align=left vspace=3 border=0 ALAGOAS - O ex-cabo da Polícia Militar de Alagoas, Everaldo Pereira dos Santos, é mesmo o pai da adolescente Eloá Cristina Pereira Pimentel, de 15 anos, assassinada com um tiro na cabeça depois de ficar mais de 100 horas em poder do ex-namorado Lindemberg Fernandes Alves, em Santo André, no ABC paulista. A informação foi confirmada na tarde de hoje pelo delegado geral da Polícia Civil de Alagoas, Marcílio Barenco. Segundo Barenco, o ex-cabo Everaldo é foragido da Justiça de Alagoas e estava usando o nome falso de Aldo José da Silva. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/10/21/pai_de_eloa_nega_assassinato_mas_confessa_que_fugiu_da_policia_2059723.html target=_blankPai de Eloá nega assassinato, mas confessa que fugiu da polícia http://tvig.ig.com.br/Templates/Player.aspx?id=36816&video=retrospectiva-de-uma-tragedia target=_topVeja a retrospectiva do caso em vídeo

Futura Press
Pai de Eloá
Pai de Eloá no 1º dia do sequestro
Everaldo é acusado de ser um dos assassinos do delegado Ricardo Lessa, crime ocorrido em outubro de 1991, em Maceió. "Não há mais dúvidas de que o pai da adolescente Eloá é o ex-cabo PM Everaldo dos Santos. As imagens feitas em Santo André, durante o seqüestro de sua filha, e a fotografia que a PM tem em seus arquivos mostram que se trata da mesma pessoa", disse o delegado.

"Também temos a confirmação por parte de parentes do próprio foragido e o registro de nascimento de Eloá, onde consta como sendo seu pai Everaldo Pereira dos Santos."

"Além de ser acusado de ser o autor material da morte do delegado Ricardo Lessa, ele também responde pelo assassinato do motorista Antenor Carlota e outro homicídio na Comarca de Passo do Camaragibe", declarou. Segundo o delegado, como Everaldo usou documentos falsos ao prestar depoimento perante à Polícia Civil de São Paulo, o ex-militar deve responder pelo crime de falsidade ideológica.

Ao cumprir os mandados de prisão de Everaldo Pereira, os policiais civis de São Paulo não conseguiram localizá-lo. Segundo o delegado geral de Alagoas, a Polícia Civil alagoana não possui circunscrição para fazer diligências em São Paulo na tentativa de prender o pai de Eloá. "Mas vamos contar com a colaboração da polícia de todo o Brasil, inclusive, da Polícia Federal", enfatizou Barenco.


"Gangue fardada"

De acordo com o promotor de Justiça Luiz Vasconcelos, o ex-cabo Everaldo foi expulso da PM por envolvimento na "gangue fardada", responsável por vários crimes de pistolagem, roubos de carros e assaltos em Alagoas, sob o comando do ex-tenente-coronel Manoel Cavalcante, que encontra-se preso no presídio militar do Rio de Janeiro.

Segundo o promotor Luiz Vasconcelos, contra Everaldo consta inclusive um mandado de prisão reeditado em 21 de julho de 2008, pelo juiz Geraldo Amorim, da 9ª Vara Criminal do Fórum de Maceió, a respeito do assassinato de Ricardo Lessa.

"O trabalho da Justiça foi feito, foi expedido um mandado de prisão, agora cabe à polícia cumprir a parte dela, entrando em contato com São Paulo para confirmar se esse Aldo é mesmo ex-cabo Everaldo", afirmou.

Despedida

O corpo da estudante Eloá foi enterrado , por volta das 9h30 desta terça-feira, no Cemitério de Santo André, localizado na Grande São Paulo, acompanhado por uma multidão.

Segundo informações da Guarda Civil Metropolitana, pelo menos 12 mil pessoas acompanharam o enterro. Emocionada, a multidão aplaudiu muito a chegada do caixão, mas se manteve em silêncio durante a cerimônia. Alguns vestiam camiseta com o rosto da jovem estampado. O pai da adolescente não participou da cerimônia, pois, segundo amigos, não se sentiu bem e precisou ser levado para o hospital. Ana Cristina, mãe de Eloá, ficou a cerimônia toda ao lado dos filhos.

Durante o velório, Ana Cristina fez um rápido pronunciamento à imprensa. Ela disse que perdoa Lindemberg Alves, que está detido na Penitenciária de Tremembé, interior de São Paulo. " Eu perdôo Lindemberg , mas espero que a justiça seja feita", afirmou.

AE
Multidão acompanha velório e enterro de Eloá Pimentel em Santo André
Multidão acompanha velório e enterro de Eloá Pimentel em Santo André

(*com informações da Agência Estado)

Leia também:

Leia mais sobre: morte de Eloá

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.