Polícia Civil recebe novo helicóptero para missões policiais e humanitárias

SÃO PAULO ¿ A Polícia Civil do Estado de São Paulo recebeu na manhã desta quarta-feira (29) um novo helicóptero . A aeronave atuará em missões policiais e humanitárias, como o transporte de órgãos para transplante. O aparelho será integrado à frota do Serviço Aerotático (SAT) do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado(Deic).

Redação |

Acordo Ortográfico

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), o equipamento custou US$ 3,1 milhões ao governo do Estado e interrompe um intervalo de 16 anos sem compras de aeronaves para a Polícia Civil ¿ a última ocorreu em 1992.

Este é o terceiro helicóptero entregue à polícia paulista neste ano. Em agosto, a Polícia Militar recebeu outras duas aeronaves modelo Águia. Com a nova aquisição da Polícia Civil, as polícias de São Paulo passam a ter uma frota de 19 helicópteros.

O SAT-5, como foi denominada a aeronave, traz avanços tecnológicos como o sistema de moving map, um pequeno computador de bordo que pode fornecer dados, mapas e cartas de rotas. A aeronave também oferece  um guincho para resgate de pessoas e objetos.

O helicóptero, segundo Roberto Bayerlein, delegado de polícia supervisor do SAT, possui uma blindagem que suporta tiros de fuzil. O SAT-5 comporta seis tripulantes e irá contar ainda com farol de busca para auxiliar na localização de pessoas durante a noite.

Além das ações policiais, os helicópteros do SAT são utilizados em situações de calamidade pública ou enchentes. As aeronaves já realizaram 242 vôos transportando órgãos para transplantes e resgates aeromédicos.

    Leia tudo sobre: helicópteropolicia civil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG