RIO DE JANEIRO (Reuters) - Meia tonelada de maconha foi apreendida dentro de uma creche pública nesta quarta-feira na favela Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. A droga estava escondida no forro do telhado da creche Tia Sônia que funciona na comunidade. Aproximadamente 150 crianças de até cinco anos frequentam a creche.

"Foi uma ação integrada entre as polícias Civil e Militar. Foi uma operação baseada em informações do setor de inteligência e não precisamos efetuar nenhum disparo", disse o delegado Marcos Castro.

Dezenas de policiais civis e militares foram à favela nesta quarta-feira para checar a informação sobre a droga. Durante a operação, a creche funcionou normalmente.

A secretaria de Educação do Rio de Janeiro informou que abriu uma sindicância para apurar por que a droga estava escondida no forro da creche.

"Para acessar o telhado, os traficantes não precisam obrigatoriamente acessar a creche. Podem fazer por um acesso da favela", disse uma assessora da secretaria de Educação.

Na terça-feira, dois homens foram presos na comunidade após trocarem tiros com a polícia.

Nos meses de março e abril, a favela foi palco de intensos confrontos entre policiais e traficantes, que deixaram ao menos 10 supostos criminosos mortos. O tiroteio assustou moradores de Copacabana e bairros vizinhos.

Os confrontos na comunidade começaram após uma tentativa de traficantes da Rocinha de tomar os pontos de drogas da favela.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.