PMERJ começou a substituir munição ogival por ponta oca em 2009

Testes foram realizados ainda no ano passado e substituição ocorre aos poucos nas pistolas calibre .40, de uso diário

Bruna Fantti e Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro |

No estado do Rio de Janeiro a Polícia Militar começou a usar a munição de ponta oca nas pistolas calibre .40 desde o fim do ano passado, após testes feitos por um grupo do Centro de Instrução Especializada em Armamento e Tiro (CIEAT) da PM, do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), e oficiais da cúpula da corporação.

Os testes foram realizados em meados de 2009, na sede da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), na cidade de Ribeirão Pires, região metropolitana de São Paulo. O modelo escolhido foi o Expo Gold, que pesa 25 grains a menos que a ogival e tem energia de impacto de 131 joules a mais.

De acordo com o Capitão Leonardo Caserta, do CIEAT, que participou da seleção da munição ponta oca, a polícia militar optou pelo artefato expansivo pois "o projétil ogival, além de poder transfixar um corpo, muitas vezes necessita de mais disparos para cessar a ação de um agressor, o que colocava em risco a vida de outras pessoas e do próprio policial. Já a expansiva não há necessidade de se fazer mais que um disparo".

Indagado sobre a letalidade e a proibição do uso dessa munição oca em conflitos internacionais, o oficial argumentou que "o intuito de um tiro em uma guerra é ferir [um opositor] e não matar. Assim, o soldado [ferido] acaba sendo resgatado por pelo menos outros dois homens do exército rival. Então, são retirados do campo de batalha três [soldados]. Já o tiro policial é para neutralizar [um agressor] provocando um choque para ele não utilizar o armamento que carrega contra o policial ou outras pessoas”.

O Capitão não soube informar se todas as pistolas calibre .40, que são de uso diário dos policiais militares, já utilizam a munição. No entanto o intuito seria esse.  “Acredito que a substituição ocorra aos poucos, conforme as antigas (ogivais) sejam usadas”, disse.

    Leia tudo sobre: CIEATPONTA OCACBCOGIVAL

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG