PMDB, a noiva

Ex-correspondente internacional da TV Globo e ex-senador, o ministro das Comunicações, Helio Costa (PMDB-MG), é hoje um dos políticos mais assediados do Brasil. Tanto o PT quanto o PSDB não poupam esforços para tê-lo como aliado nas eleições deste ano.

Ricardo Galhardo, enviado a Belo Horizonte |


"O diálogo com o ministro é nossa prioridade", diz Nárcio Machado, presidente do PSDB mineiro. "Temos que ampliar nosso arco de alianças trazendo o ministro Helio Costa", defende Patrus Ananias, ministro do Combate à Fome e pré-candidato do PT ao governo de Minas. "Com o apoio do Helio Costa teremos chances efetivas de ganhar o governo de Minas", avalia o outro pré-candidato petista, Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte.

O motivo de tanto prestígio é que Costa comanda a quase totalidade do PMDB mineiro. O partido tem presença em quase todos os municípios do estado, comanda 119 prefeituras (atrás somente do PSDB) e foi o mais votado nas eleições municipais de 2008. Mas o principal atrativo são os 69 votos, de um total de aproximadamente 700, que o PMDB-MG terá na convenção nacional do partido, em março.

"Somos a segunda força nacional. A primeira é o Rio de Janeiro. São Paulo vem lá atrás", diz, orgulhoso, o presidente do partido no estado, deputado Antonio Andrade. "Sem contar que sempre votamos unidos", completa Andrade.

A convenção nacional vai definir a próxima direção do PMDB (que vai influenciar a escolha do vice de Dilma Rousseff) e, principalmente, qual o destino do partido e seus preciosos minutos de TV, na eleição presidencial. Apesar do pré-acordo com o PT, ainda existem chances de o partido liberar suas lideranças regionais para apoiar quem for mais conveniente e, mais remotamente, de lançar candidatura própria ou se aliar a José Serra (PSDB).

"Embora a ministra Dilma esteja em uma posição muito boa, o presidente Lula não quer correr risco e está disposto a fazer sacrifícios para isso. O tempo do PMDB na TV pode ser decisivo", disse Pimentel.

Leia mais sobre: Eleições 2010

    Leia tudo sobre: eleições 2010pmdb

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG