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PM começa a testar carros anfíbios nesta quarta-feira em São Paulo

A Polícia Militar do Estado de São Paulo começa a testar nesta quarta-feira dois veículos anfíbios capazes de se locomover tanto na terra quanto na água, e que podem ser empregados para resgatar pessoas perdidas em matas ou áreas de difícil acesso durante alagamentos.

iG São Paulo |

Um dos carros, no modelo 6x6, será utilizado pelo Comando de Operações Especiais (COE) e, o outro, modelo 8x8, será destinado ao Corpo de Bombeiros.

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Veículo 8x8 que começará a ser testado em São Paulo
Os dois carros anfíbios importados do Canadá serão testados por 15 dias. Segundo a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo (SSP-SP), caso passem nos testes, a aquisição dos veículos será formalizada pelo governo por R$ 130 mil, sendo que o modelo 6x6 custa R$ 60 mil, e o 8x8, R$ 70 mil.

Segundo o porta-voz da Diretoria de Logística da Polícia Militar, capitão Samuel Loureiro, os veículos são adaptáveis e podem receber equipamentos para cada tipo de ocorrência. Esperamos que no teste eles (veículos) passem de forma satisfatória para que possamos ter melhores condições de atender a população, comenta.

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Veículos apresentados nesta quarta-feira em São Paulo
O modelo 8x8, destinado aos bombeiros, já vem com uma maca, um guincho para 1,3 mil quilos e sistema de engate para resgate. Ele também é útil no transporte de equipamentos em áreas pantanosas. Queremos ampliar nossa capacidade de atuação com veículos e novos equipamentos", complementa o capitão Loureiro.

De acordo com Loureiro, o carro do Corpo de Bombeiros será conduzido até a região do Jardim Pantanal, na zona leste da capital, área muito atingida pelas fortes chuvas de verão. Caso não chova, ele será deslocado às regiões de represa para que desempenhe a atividade de guarda-vidas.

Os veículos são movidos a gasolina e têm o sistema de tração por correias. Segundo o capitão Loureiro, ao entrar na lâmina d'água, o carro passa a flutuar por meio do casco e o conjunto de pneus o ajuda a navegar. A tração inicial é feita pela própria rotação dos pneus, como se fosse um sistema de barco a vapor.

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