PM apreende 950 toras de palmito no interior de SP

Policiais militares apreenderam ontem uma carga clandestina com 950 toras de palmito juçara durante um patrulhamento na estrada vicinal que liga Tapiraí a Pilar do Sul, na região de Sorocaba (SP). Washington dos Santos, de 33 anos, e Juarez Theodoro, de 25, que transportavam a carga, foram presos.

Agência Estado |

Cada palmito apreendido corresponde à derrubada de uma palmeira da espécie, típica da mata atlântica, e cujo corte só é permitido em projetos de manejo florestal aprovados pelos órgãos do meio ambiente.

De acordo com a PM, os detidos negaram-se a informar a procedência das toras, mas há a suspeita de que as palmeiras tenham sido cortadas no interior do Parque Estadual Carlos Botelho, que fica na região. Isso porque, nas matas do entorno, a árvore está quase extinta por causa da derrubada indiscriminada para a obtenção do palmito.

Santos e Theodoro foram levados para a Delegacia de Tapiraí, autuados por crime ambiental e liberados. Além de responderem a processo, eles terão de pagar multa a ser fixada pelo órgão de proteção dos recursos naturais. O palmito será analisado e, se estiver em condições de consumo, será distribuído a entidades assistenciais.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG