Placas de moto aumentarão de tamanho a partir de 2012

Conselho Nacional de Trânsito determina aumento das placas para facilitar a identificação e garantir maior segurança no trânsito

iG São Paulo |

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, na quarta-feira, no Diário Oficial da União,a resolução 372 que determina que as motos fabricadas a partir de 2012 deverão ter placas de tamanho maior para facilitar a identificação.

As placas, conforme o órgão, passarão a ter 17 centímetros de altura em vez dos atuais 13 centímetros. O comprimento passará a ser de 20 centímetros, sendo que hoje é DE 18,7. As letras também ficarão mais legíveis com 5,3 centímetros de altura ante os atuais 4,2 centímetros.

Além disso, os veículos fabricados a partir de 1º de janeiro de 2012 deverão utilizar obrigatoriamente placas e tarjetas confeccionadas com películas refletivas . Até então, a placa refletiva era opcional.

Segundo a entidade, a decisão visa aumentar a segurança no trânsito, já que, com placas refletivas, os veículos devem ficar mais visíveis em casos de neblina ou chuva. Quem licenciar o carro antes, não está sujeito às mudanças.

    Leia tudo sobre: placastrânsitocontranmotos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG