Pitanguy vai passar por cirurgia cardíaca nesta terça-feira no Rio

RIO DE JANEIRO - O cirurgião plástico Ivo Pitanguy, de 82 anos, será operado nesta terça-feira para colocação de ponte de safena e instalação de válvula artificial na aorta. O médico sentiu-se mal no domingo, em sua casa de veraneio, em Angra dos Reis, litoral sul do Rio de Janeiro, e foi transferido de helicóptero para a capital fluminense. Ele está internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul da cidade.

Redação com Agência Estado |

Acordo Ortográfico

O cirurgião já havia recebido o diagnóstico de estenose aórtica, um estreitamento da válvula da artéria, que provoca a obstrução do fluxo sanguíneo no coração, e estava sob acompanhamento.

Nos últimos tempos, Pitanguy contraiu infecção respiratória, que vinha sendo tratada com antibióticos. Essa infecção agravou o quadro cardíaco do cirurgião.

Exames realizados nesta segunda-feira no Hospital Samaritano mostraram que, além da estenose aórtica, as artérias coronárias estão obstruídas, por isso Pitanguy vai receber ponte de safena. "Ele costuma fazer exames com regularidade, mas essa obstrução só apareceu agora", afirmou o cardiologista Cláudio Buarque Benchimol.

AE

Cirurgião vai ser operado nesta terça-feira pela equipe do Hospital Samaritano

A filha de Pitanguy, Gisela, divulgou uma nota informando que o pai passou bem a noite de domingo para segunda e tem quadro clínico estável. Ainda segundo o texto, o cirurgião plástico "respira espontaneamente e aguarda com tranquilidade a cirurgia programada". Em 2001, o mais importante cirurgião plástico do País fazia exames de rotina, quando os médicos descobriram um aneurisma abdominal. Pitanguy foi operado, com sucesso, no Hospital do Coração, em São Paulo.

Leia mais sobre: Ivo Pitanguy

    Leia tudo sobre: ivo pitanguy

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG