Pitanguy será submetido a vários exames, diz hospital

O Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, informou, no início da noite de hoje, que o quadro clínico de Ivo Pitanguy permanece o mesmo - ou seja ele continua com infecção respiratória - e que o cirurgião plástico será submetido a uma série de exames nos próximos dias. Pitanguy, que está internado no hospital desde a tarde de hoje, respira com ajuda de um balão de oxigênio.

Agência Estado |

Ele passou mal em sua casa de veraneio, na Ilha dos Porcos, em Angra dos Reis, litoral sul do Estado do Rio, e recebeu o primeiro atendimento na cidade. O cirurgião, que tem 82 anos, foi transferido para a capital à tarde, de helicóptero. Segundo Honório Vargas, cardiologista que o atendeu ainda no Pronto-Socorro Municipal de Angra, o estado do paciente é "delicado".

Vargas explicou que ele apresentou quadro de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que é relacionada à idade e dificulta a respiração. Pitanguy deixou o hospital precisando de oxigênio suplementar. "Nesses casos, a oxigenação do sangue fica comprometida. A situação é delicada e inspira cuidados. Mas ele tem saúde boa e a tendência é que isso se resolva no ambiente hospitalar", afirmou o cardiologista, pela manhã.

De acordo com Vargas, Pitanguy "vinha com uma espécie de gripe há muito tempo, tratada com antibiótico, mas houve piora." Ele não apresenta problemas no coração, disse o médico. Pitanguy deixou o hospital, onde chegara às 8h30, lúcido e falando, apesar da dificuldade para respirar, e "comandou" o próprio atendimento.

Maior nome da cirurgia plástica brasileira, reconhecido internacionalmente como um mestre em sua especialidade, Pitanguy é mineiro e tem mais de 50 anos de carreira. Já realizou em torno de 60 mil cirurgias, tendo atendido a chefes de estado e artistas, e é autor de mais de 800 trabalhos publicados em revistas científicas. Professor e escritor, é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1990 e já recebeu títulos de universidades de todo o mundo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG