Pinturas do Muro de Berlim são renovadas para os 20 anos de sua queda

A East Side Gallery, famoso trecho do Muro de Berlim com desenhos de artistas, começou a ser retocada nesta quarta-feira como parte dos preparativos para o aniversário de 20 anos da queda do muro, indicou à AFP o diretor do projeto, Helmut Schermeyer.

AFP |

O cimento do muro foi desgastado com o tempo e o concreto está rachado, disse.

A East Side Gallery, conhecida como a maior galeria ao ar livre do mundo, foi decorada em 1990 por 118 artistas de cerca de 20 países. Ele tem 1,3 km e beira uma longa avenida.

Os 821 pedaços do antigo muro que cercava Berlim até 1989 devem ser renovados durante um ano. Primeiro o concreto será reforçado e, depois, as pinturas serão retocadas.

O projeto, calculado em 2,17 milhões de euros, é financiado por fundos públicos e pela loteria de Berlim.

"Não foi fácil arrecadar estes fundos, mas podemos começar agora", comemorou Kani Alavi, que dirige a associação dos artistas do East Side Gallery.

Em princípio, um pedaço de 40 metros vai ser renovado em três ou quatro semanas e, depois, o pintor russo Viatcheslav Chliachov começará a retocar o que ele mesmo havia pintado em 9 de novembro, a data do aniversário da queda do Muro, indicou Schermeyer - "se ele conseguir visto para vir à Alemanha".

Entre os 118 artistas que pintaram o muro no início de 1990, uns 60 já foram contatados e irão retocar sua obra no Muro, disse Schermeyer.

A East Side Gallery, que beira o rio Spree, é um monumento classificado desde 1992, uma das atrações turísticas mais visitadas da capital alemã.

Mas é também um lugar de tristes lembranças, lembrou nesta quarta-feira o secretário de estado para a Cultura André Schmitz. Além de dezenas de pessoas mortas no Muro tentando fugir para o lado oeste, cinco crianças morreram no local ao cair na água enquanto jogavam do lado oeste. Eles não puderam ser socorridos a tempo em razão da situação da época na fronteira. Elas tinham entre 5 e 8 anos", ressaltou.

Nos 155 km de concreto que separavam a RDA da RFA, somente 3 km ainda estão em pé.

O Muro de Berlim caiu no dia 9 de Novembro de 1989, marcando o ato inicial da reunificação das duas Alemanhas, que formam atualmente a República Federal da Alemanha, acabando também a divisão do mundo em dois blocos. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria.

ak/lm/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG