Pinturas de Hitler vão a leilão na Inglaterra

Um série de pinturas de paisagens e um auto-retrato serão vendidos na Inglaterra no mês que vem no que seria apenas mais um leilão de arte, se o autor das obras não fosse o ex-ditador nazista Adolf Hitler.

AFP |

A maior parte dos 13 quadros é de aquarelas. Em um deles, um homem aparece sentado em uma ponte de pedra - aparentemente, um auto-retrato do führer.

Muitos deles, pintados por Hitler ainda jovem, quando tentava se estabelecer como um artista, são assinados apenas com suas iniciais.

As pinturas foram encontradas em uma garagem há cerca de um mês, contou Richard Westwood-Brookes, da casa de leilões Mullock's, em Shropshire, no oeste da Inglaterra.

"Meu vendedor, que é um grande colecionador de itens da Segunda Guerra Mundial, comprou os quadros do homem que os libertou em 1945", um soldado britânico que os trouxe de Essen (leste da Alemanha), explicou.

"Ele vendeu alguns deles na época, alguns anos depois, e os avaliou com um especialista", acrescentou.

"Acredite se quiser, ele deixou o resto das pinturas em sua garagem. Ele esqueceu sobre eles, e os encontrou em sua garagem cerca de seis semanas atrás".

O leilão das pinturas foi marcado para o dia 23 de abril, na cidade de Ludlow.

Em 2006, um lote de 21 quadros do ex-ditador nazista foi arrematado na Grã-Bretanha por 118.000 libras (171.000 dólares).

kah/ap/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG