PF vai resguardar documentos sigilosos apreendidos na Abin, diz Tarso

BRASÍLIA - O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse nesta terça-feira que os documentos apreendidos na semana passada pela Polícia Federal na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), estão lacrados e que todos aqueles que não dizem respeito ao inquérito da Operação Satiagraha e de um eventual vazamento de informações serão resguardados.

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

    "Em relação a documentação da Abin que esta em mãos da PF, recebi pedido do ministro [Jorge] Felix (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência), e ele tem toda razão, dizendo que podem estar nas mãos da PF documentos que não são relativos ao inquérito e que têm de ser preservados", disse.

    Tarso disse ainda que a PF agiu corretamente ao apreender documentos da Abin, uma vez que estava municiada de uma mandato judicial. Ele garantiu, porém, o sigilo de informações estratégicas da Abin.

    "A abertura dos lacres [dos documentos apreendidos] só será feita com a presença de representantes da Abin e não haverá nenhum perigo que seja aberto algum tipo de documento ou informação que tem de ser preservada", disse.

    Em relação à possibilidade de agentes da Abin terem tido acesso a senhas exclusivas da PF para o monitoramento de telefones, Tarso disse que o inquérito que apura o vazamento de informações da Satiagraha também contempla essa linha de investigação. 

    "Isso é objeto da sindicância que se transformou em inquérito. Só saberemos disso quando o inquérito terminar. E não vai demorar muito", pontuou.

    Leia mais sobre: Satiagraha

    Leia também

  • Entenda a operação Satiagraha da Polícia Federal
  • CPI dos Grampos quer acesso a inquérito da Satiagraha
  • Defesa de Protógenes pede cópia de inquérito
  • Hotel no centro de SP foi usado para Operação Satiagraha
  • Punição exagerada pode desestimular grandes operações
    • Leia tudo sobre: operação satiagraha

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG