PF sonegou informações ao Ministério Público, diz promotor

BRASÍLIA - O Coordenador do Grupo de Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público de São Paulo, Roberto Dassie, responsável pelo inquérito que apura o vazamento de informações e e como o dinheiro público foi usado na Operação Satiagraha, disse nesta quarta-feira, na CPI dos Grampos, que a Polícia Federal lhe sonegou informações.

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

Acordo Ortográfico

Ele citou dois casos. Um deles é a planilha de gastos com a operação. O segundo diz respeito ao pedido de busca e apreensão na casa do delegado Protógenes Queiroz, que liderou a equipe que prendeu o banqueiro Daniel Dantas.

"Me manifestei contra todos os pedidos de busca da Polícia Federal. Alguns envolviam outros órgãos, como a Abin. Pelo Código Penal, para busca, precisa da existência de fundada suspeita. Eu destaquei nos autos que a PF trouxesse informações sobre a Satiagraha, pois ela só apresentava parte, e uma medida invasiva, como busca e apreensão [contra Protógenes] precisa ser compreendida da forma mais ampla possível", disse o coordenador.

Questionado pelo deputado Gustavo Fruet (PSDB-SP) se houve sonegação de informações por parte da PF em alguma outra solicitação, Dassie disse que a polícia não lhe entregou documentos fiscais que comprovassem os gastos da Satiagraha.

"Eu pedi as informações, a comprovação documental de onde foram gastos e a PF não forneceu alegando sigilo da informação", disse.

Dassie também apura se a PF forneceu recursos materiais e humanos para a Satiagraha. Isso porque o antigo responsável pela Operação, o delegado Protógenes Queiroz, disse que usou agentes da Abin devido à falta de apoio da Polícia Federal.

Ainda nesta tarde, a CPI dos grampos vai ouvir o delegado Amaro Vieira Ferreira, corregedor da PF e responsável pelo inquérito que investiga os supostos desvios de Protógenes durante a Satiagraha.

Leia mais sobre: Satiagraha

    Leia tudo sobre: satiagraha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG