tráfico de drogas, sobrecarregando a polícia fluminense." / tráfico de drogas, sobrecarregando a polícia fluminense." /

PF será investigada sobre suspeita de omissão no combate ao tráfico no Rio

RIO DE JANEIRO ¿ O Ministério Público Federal (MPF) instaurou nesta quarta-feira um inquérito para apurar uma suspeita de omissão da Polícia Federal no combate ao tráfico de drogas e armas no Rio de Janeiro. A investigação foi iniciada por causa de uma declaração feita em outubro pelo secretário Estadual de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, de que a PF não tem combatido o http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/10/20/secretario+cobra+acao+do+governo+federal+no+rio+8894931.html target=_blanktráfico de drogas, sobrecarregando a polícia fluminense.

iG Rio de Janeiro |

Na instauração do inquérito, o MPF relata que, desde janeiro, chegaram ao conhecimento da Procuradoria da República apenas sete inquéritos policiais voltados à investigação do tráfico internacional de armas, que fortalece o narcotráfico.

Segundo os procuradores, esse dado indica a flagrante subutilização da capacidade investigatória instalada da Polícia Federal no Rio de Janeiro na somatória de forças de enfrentamento da notória militarização das organizações criminosas.

O MPF também decidiu abrir a investigação em função da recusa da Superintendência em prestar esclarecimentos sobre os relatórios de inteligência da Polícia Federal.

Considerando sua dupla condição de protagonista das ações de Segurança Púbica e delegado de Polícia Federal licenciado, as declarações do secretário estadual exigem atenção e sensibilidade redobradas, afirmam os procuradores Fábio Seghese e Marcelo Freire.

Em nota, a Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro informou que aguarda ser notificada e demandada pelo Ministério Público Federal para prestar todas as informações solicitadas.

Leia mais sobre: Polícia Federal

    Leia tudo sobre: mpfpolícia federaltráfico de drogas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG