PF prende suspeitos em operação contra o tráfico em 5 Estados

Operação Noturnos desarticula quadrilha que transportava cocaína para o Brasil por meio de caminhadas noturnas

iG São Paulo |

A Polícia Federal desarticulou hoje (30), após um ano de investigações, um grupo de traficantes que transportava cocaína para o Brasil por meio de caminhadas noturnas. De acordo com a PF, a mesma estratégia foi utilizada para espalhar a droga por diferentes Estados.

A Operação Noturnos contou com frentes nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Maranhão, e resultou na apreensão de 390 quilos de cocaína, além de material destinado à produção, preparação e transformação de drogas.

Cerca de 160 policiais federais estão cumprindo 35 mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão temporária e 38 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Cáceres (MT). Nesse Estado, serão cumpridos mandados de prisão em Pontes e Lacerda, Campo Novo dos Parecis e Cuiabá, além de Cáceres.

No Mato Grosso do Sul, as prisões serão cumpridas em Campo Grande; e no Espírito Santo, na cidade de Viana. Já no Maranhão, em Pinheiro e Viana; e em São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto.

De acordo com o balanço final da Polícia Federal, 25 mandados de prisão já foram cumpridos. Outras 16 pessoas estão foragidas e quatro carros foram apreendidos durante a operação.

Entre os presos, quatro são mulheres, sendo que duas dizem não ter qualquer relação com os crimes e que foram presas por causa de seus maridos. Um dos presos havia sido indiciado em outros inquéritos e cumpre pena em regime domiciliar. De acordo com a PF, o preso morou durante 20 anos na Bolívia, após assassinar um policial em Mato Grosso.

Embora residente em Cáceres, o núcleo do grupo criminoso também atuava no tráfico em outras cidades de Mato Grosso e em outras unidades da federação, relacionando-se e prestando apoio a outros grupos criminosos. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico.

* Com informações da Agência Brasil

    Leia tudo sobre: operação noturnospolícia federal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG