PF prende nove pessoas em operação em São Paulo

SÃO PAULO - Pelo menos nove pessoas foram presas durante a Operação Santa Teresa, deflagrada nesta quinta-feira pela Polícia Federal na capital e no interior de São Paulo, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que, além de praticar crimes de tráfico local e internacional de mulheres e explorar atividade de prostituição, participava de fraudes na concessão de empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Agência Estado |

Os agentes cumprem 11 mandados de prisão temporária e 18 ordens de busca e apreensão com o intuito de permitir a coleta de provas.

Segundo a PF, as investigações tiveram início em dezembro de 2007 para apurar denúncias sobre a prática dos crimes de tráfico interno e internacional de mulheres e de exploração de prostituição.

Após investigações, foi confirmado que alguns dos investigados mantêm uma casa de prostituição localizada em São Paulo, praticando tráfico interno e internacional de mulheres. O funcionamento do prostíbulo, de acordo com a PF, somente se mantém porque seus proprietários oferecem, de forma contínua, vantagens ilícitas a autoridades e servidores públicos responsáveis pela fiscalização.

Foi constatada também a existência de um esquema de desvio de verbas de financiamentos do BNDES, conforme a PF. Uma quadrilha formada por empresários, empreiteiros, advogados e servidores públicos atua de forma a obter empréstimos do referido banco e a desviar parte dos valores em benefício próprio. A PF não soube informar qual a ligação entre as duas investigações.

Pelo menos dois financiamentos concedidos pelo BNDES neste ano, segundo a PF, são objeto de fraude. Um deles, de R$ 130 milhões, foi concedido a uma prefeitura do Estado de São Paulo e outro, de cerca de R$ 220 milhões, a uma grande empresa do ramo varejista. A quadrilha desviava 4% dos valores de cada financiamento. As investigações indicam também evidências de práticas de licitações fraudulentas em pelo menos duas prefeituras paulistas, versando sobre a distribuição de obras por estas municipalidades.

Leia mais sobre: PF

    Leia tudo sobre: pf

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG