PF indicia mulher de Paulinho por lavagem de dinheiro

A Polícia Federal indiciou criminalmente Elza de Fátima Costa Pereira, mulher do deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT-SP). Elza foi enquadrada em lavagem de dinheiro - ocultação de recursos de origem ilícita.

Agência Estado |

A PF suspeita que a ONG Meu Guri, por ela presidida, foi usada para captar verbas desviadas de financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para execução de projetos de empresas e prefeituras.

O indiciamento foi formalizado no relatório final do inquérito 12-0198/08, da Delegacia de Combate ao Crime Organizado da PF em São Paulo. O inquérito, que chegou ontem à 2ª Vara Criminal da Justiça Federal, foi produzido a partir de um desdobramento da Operação Santa Tereza, deflagrada em abril.

O inquérito principal foi aberto para investigar crimes contra o sistema financeiro, formação de quadrilha, prostituição e lavagem de dinheiro. A Procuradoria da República denunciou 13 suspeitos e enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de investigação sobre Paulinho. A necessidade de novas apurações fez a PF abrir o segundo inquérito, agora concluído. Além de Elza, foram indiciados 5 investigados - entre eles, José Brito de França, ex-assessor do deputado Roberto Santiago (PV-SP).

“É mais um absurdo que se comete contra a família do deputado porque não existe nenhuma hipótese de lavagem de dinheiro que envolva a mulher do Paulinho”, reagiu o advogado Antonio Rosella, defensor do pedetista. Rosella destacou que o BNDES concluiu auditoria que atesta não ter havido desvios. “Ou seja, o fato original não existe. A Meu Guri tem a contabilidade absolutamente em ordem, prestou contas à Receita. É uma entidade reconhecida como de utilidade pública. Tem idoneidade. Se a polícia examinar as contas da Meu Guri vai conferir que nunca existiu lavagem.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG