PF faz operação contra produtores de cocaína

Operação Alquimia busca combater o desvio de produtos químicos para a produção de cocaína no Rio de Janeiro e em São Paulo

iG São Paulo |

Agentes da Polícia Federal em São Paulo estão em ação nesta quarta-feira em uma operação de combate ao desvio de produtos químicos para a produção de cocaína. Chamada de Operação Alquimia, a ação visa cumprir 17 mandados de prisão e 30 mandados de busca e apreensão em São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo a Polícia Federal, durante os seis meses de investigação, foi descoberto um esquema de desvio de produtos químicos como lidocaína, cafeína, éter e acetona para a produção e adulteração de cocaína. Os produtos eram adquiridas legalmente por uma empresa de produtos farmacêuticos, localizada na cidade Mongaguá, litoral de São Paulo, e repassada para as pessoas envolvidas em adulteração, produção e refino da droga. As substâncias eram vendidas com ágio de cerca de 600%.

A investigação estima que o grupo tenha desviado cerca de cinco toneladas de produtos químicos e colocado no mercado aproximadamente oito toneladas de cocaína. Essa quantidade de droga representa uma movimentação financeira em torno de R$ 120 milhões. Entre os envolvidos no esquema há um médico peruano naturalizado brasileiro, ex-Secretário de Saúde da Prefeitura de Mongaguá. Outro suspeito utilizava consultórios odontológicos como fachada para justificar os ganhos com o tráfico.

Outros 17 envolvidos já haviam sido presos durante as investigações, quando foram apreendidos 1.500 kg dos produtos químicos e diversos automóveis utilizados no esquema.

A operação conta com a participação de cerca 200 policiais federais de diversos Estados. Os envolvidos serão indiciados por tráfico de droga, associação para o tráfico, desvio de produto químico para preparação de droga e lavagem de dinheiro.

    Leia tudo sobre: Polícia Federaldrogascocaína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG