SÃO PAULO - A Polícia Federal (PF) esteve hoje nas sedes do banco Opportunity em São Paulo e no Rio de Janeiro para cumprir mandados de busca e apreensão vinculados a investigações da Operação Satiagraha. Segundo a Polícia Federal, a busca tem como objetivo apreender os livros fiscais de registro obrigatório dessas empresas. Os mandados foram expedidos pelo juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Federal de São Paulo, após manifestação favorável do Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com o Ministério Público, durante as investigações da Satiagraha foram encontrados indícios de que o Opportunity estivesse ferindo o artigo 17, da Lei 7.492, de 1986, e que proíbe empréstimos de dinheiro entre pessoas do mesmo grupo.

Durante a investigação, foi pedido à defesa do banqueiro Daniel Dantas que fornecesse os contratos de financiamento do banco, mas o pedido, segundo o MPF, foi negado. Por isso, a Polícia Federal solicitou a busca desses documentos à Justiça e a operação se deflagrou hoje.

"A apreensão de tais documentos fez-se necessária após surgimento de indícios de que as transferências de recursos entre as empresas do grupo, por meio de contratos de mútuo e de Adiantamento de Futuro Aumento de Capital (AFACs), poderiam estar relacionadas a práticas delituosas", diz nota da Polícia Federal.

(Agência Brasil)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.