PF fará recall de mais de 11 mil passaportes

Erro em chip de documento ocorreu devido a problema no programa eletrônico da Casa da Moeda

iG São Paulo |

A Polícia Federal (PF) afirmou nesta manhã que foram emitidos 11.601 passaportes com erros nos chips para identificação do cidadão brasileiro. Os documentos foram feitos entre 2 de março e 6 de abril. A lista dos passaportes com problema está disponível no site da Polícia Federal (arquivo em pdf ).

De acordo com a PF, responsável pela emissão dos passaportes, o erro ocorreu devido a um problema no programa eletrônico da Casa da Moeda. O motivo ainda está sendo apurado. Os donos dos passaportes com defeito estão sendo avisados para fazer a troca nos locais onde os documentos foram emitidos.

Ainda de acordo com a PF, as embaixadas foram avisadas do problema e, portanto, o defeito no documento não impede viagens ao exterior. A polícia não informou o prazo para a finalização das trocas, mas disse que os cidadãos lesados não terão custos adicionais.

Novo modelo

A Casa da Moeda do Brasil produz, desde o dia 10 de janeiro, o novo passaporte brasileiro com chip. O novo modelo traz um dispositivo eletrônico de gravação de dados acoplado no interior da capa do documento, protegido por certificação digital.

Além do chip e dos itens de segurança já adotados no modelo anterior, o passaporte traz mapas luminescentes do Brasil visíveis apenas por exposição à radiação ultravioleta na contracapa e uma película holográfica adesivada a quente que protege os dados variáveis.

*com AE

    Leia tudo sobre: passaportespfcasa da moeda

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG