PF apreende 200 toneladas de mercadorias ilegais em São Paulo

SÃO PAULO - A Operação Anúbis, da Receita Federal em São Paulo, identificou nesta sexta-feira outro depósito com mercadorias importadas de forma ilegal, no bairro Pari, na zona leste da capital. O local foi lacrado e a Receita abriu um procedimento de fiscalização para verificar a documentação dos produtos.

Redação com agências |

Acordo Ortográfico

Segundo a Receita Federal, o depósito tem 3,8 mil metros quadrados e nele foram encontradas 200 toneladas de mercadorias importadas, entre brinquedos, utilidades domésticas, bolsas e roupas. A Receita acredita que os objetos iriam abastecer lojas e boxes dos shoppings da capital.

De acordo com a Polícia Federal, que também participa da operação, a mercadoria tinha como procedência a cidade de Vitória, capital do Espírito Santo.

A idéia foi associar a atuação do Estado na coibição dos crimes, explicou Fábio Eduardo Boschi, coordenador da operação, que teve início no dia 16 de setembro.

Nesta quinta-feira, a força-tarefa ¿ que envolve além da Receita Federal e da Polícia Federal, o Ministério Público Federal, a Secretaria de Fazenda e as Polícias Militar e Rodoviária - apreendeu 833 caixas de mercadorias estrangeiras que entraram no país irregularmente na região da 25 de Março, na capital, avaliadas em cerca de R$ 6 milhões.

A Receita Federal não divulgou um novo balanço sobre os 11 dias de operação, mas estima que já foram apreendidas mais de R$ 25 milhões em mercadorias. Até a última quarta-feira, 19 pessoas haviam sido presas durante a operação.

A "Operação Anúbis", que tem o objetivo combater crimes como contrabando e pirataria. De acordo com a PF, o nome Anúbis se refere a uma divindade egípcia que fazia julgamento dos mortos. Para os policiais, o nome tem ligação com o submundo das mercadorias irregulares que entram no País.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também:

Leia mais sobre: contrabando

    Leia tudo sobre: contrabando

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG