O diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, disse que a empresa planeja acessar o mercado para captar mais de US$ 3 bilhões para pagar parte do empréstimo-ponte de US$ 6 bilhões obtido junto a um consórcio de bancos no início do ano para financiar seus planos de investimento. Nós temos mais um ano e meio para fazer isso, disse.

"Estamos monitorando o mercado, quando sentirmos que o mercado está em boa forma poderemos acessá-lo de novo, mas não antecipamos se será na próxima semana ou no próximo ano", acrescentou Barbassa.

Ele também confirmou que executivos da Petrobras se reuniram com seus pares da petroleira francesa Total em Paris. "Há muitas oportunidades para as companhias trabalharem juntas", afirmou Barbassa. "Nós não estabelecemos um item específico ou campo ou área ou país, mas vemos muitas oportunidades", disse. "Nós discutimos oportunidades na Bolívia, por exemplo", citou.

Barbassa disse também que a fatia do governo brasileiro na Petrobras poderá crescer após o planejado aumento de capital. Perguntado se a participação do governo poderia subir, ele respondeu que "provavelmente sim, porque o governo vai comprar sua proporção das novas ações e nem todo outro acionista fará o mesmo". O governo e entidades ligadas ao governo detêm atualmente 39,8% do total de ações e 57,6% das ações com direito a voto. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.