Petistas de Minas pedem intervenção em BH contra aliança com PSDB

BRASÍLIA - A polêmica petista em torno da aliança com o PSDB para a eleição a prefeito de Belo Horizonte ganhou mais um capítulo. Membros do Diretório Estadual do PT em Minas Gerais apresentaram nesta quinta-feira, na sede do partido em Brasília, um pedido de intervenção preventiva no diretório municipal da capital. Eles alegam que tanto os petistas de BH quanto o PSB estão ¿armando¿ a manutenção da aliança com tucanos, contrariando a decisão da cúpula do partido.

Rodrigo Ledo ¿ Último Segundo/Santafé Idéias |

A representação protocolada pelos petistas mineiros contrários à aliança aproveitou a realização, nesta quinta, de uma reunião da comissão executiva nacional do PT para decidir questões eleitorais nos municípios.

No texto, os membros do diretório estadual mineiro pedem uma intervenção preventiva, já que o diretório de BH ainda não anunciou oficialmente que vai manter a aliança com o PSDB. Para os autores da representação, os defensores da coligação estão deixando a oficialização da chapa para a última hora ¿ dia 30 é o prazo final para homologação das chapas na Justiça Eleitoral ¿ com objetivo de impor a aliança.

Eles [petistas da capital] adiaram o encontro do PT para este sábado (21) sem consultar a gente, e paralelamente o PSB [interessado na aliança com o PSDB] mudou a convenção deles do dia 22 para 29. Para mim, isso é uma manobra, alegou Rogério Correia, membro do diretório mineiro que protocolou a representação pedindo intervenção.

De acordo com Correia, se a cúpula do PT aceitar o pedido, podem haver medidas como a desautorização da chapa com o PSB e formalização de uma chapa puramente petista, já que a direção nacional do partido tem poderes para registrar a candidatura junto à Justiça Eleitoral.

O secretário-geral do PT, deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP), não quis comentar o pedido antes da reunião desta quinta, na sede em Brasília. Vamos examinar o pedido, desconversou.

Leia mais sobre: PT

    Leia tudo sobre: pt

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG