Pesquisa mostra que 74% das empresas esperam lucro menor em 2009

SÃO PAULO (Reuters) - Uma sondagem da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) junto às suas associadas detectou que a maioria delas espera queda nos lucros, na receita e no nível de empregos em 2009, quando comparado ao ano anterior. De acordo com a pesquisa, que ouviu companhias dos setores de energia elétrica, petróleo e gás, saneamento básico, portos, rodovias, telecomunicações e ferrovias, 74 por cento das companhias espera lucro menor em 2009, enquanto 20 por cento acreditam em aumento dos ganhos e 6 por cento esperam que ele se mantenha no mesmo patamar de 2008.

Reuters |

Entre as companhias ouvidas, 41 por cento também espera receitas menores este ano, ante um índice de 35 por cento que acredita em aumento das vendas.

Além disso, segundo a pesquisa divulgada à imprensa, 69 por cento das entrevistadas acredita que o nível de emprego ficará menor este ano sobre 2008, enquanto 20 por cento espera aumentar os quadros e 11 por cento projeta manter a base inalterada.

Entre os dados positivos apontados pela sondagem da Abdib está a declaração da maioria das empresas de que os investimentos serão mantidos e até elevados.

Um total de 43 por cento das ouvidas afirmou que as empresas investirão mais em 2009 que no ano passado, enquanto 22 por cento veem o investimento estável e 35 por cento projeta redução no capital investido.

A maior parte dos empresários (54 por cento) também acredita que a inflação deste ano será menor que em 2008. Para 57 por cento dos consultados, a atual taxa de câmbio será mantida e todos os empresários acreditam na manutenção da queda da taxa Selic --80 por cento estimam que ela chegue a 9,75 por cento no final deste ano.

(Reportagem de Taís Fuoco)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG