Pesquisa mostra Marta na dianteira pelo Senado

Levantamento do instituto Datafolha divulgado nesta quinta-feira mostra a pré-candidata Marta Suplicy (PT) liderando a disputa em São Paulo pelo Senado. Em outubro, serão eleitos dois senadores paulistas. A petista tem 43% das intenções de voto.

Marcelo Diego, iG São Paulo |

Os três senadores por São Paulo atualmente são Romeu Tuma (PTB), Aloizio Mercadante e Eduardo Suplicy (PT). Os mandatos dos dois primeiros terminam ao final deste ano. O de Suplicy em 2014. O cargo de senador tem oito anos de duração.

Mercadante será candidato ao governo de São Paulo. A pesquisa Datafolha fez cenários hipotéticos, pois ainda não está definido quais serão os candidatos ao Senado. Na simulação, Tuma aparece com 25%, seguido por Orestes Quércia (PMDB), com 22%, Netinho de Paula (PCdoB), com 19%, Soninha (PPS), 18%, Gabriel Chalita (PSB), 8%, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), 6%, e Ricardo Young (PV), 3%.

Como serão escolhidos dois senadores, cada eleitor podia apontar dois nomes de sua preferência na lista exibida pelo Datafolha, razão pela qual a soma das intenções fica acima de 100%. O levantamento ouviu 2.001 eleitores no Estado entre os dias 25 e 26 de março, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa indicou ainda 33% de votos brancos e nulos e 24% de indecisos entre os ouvidos.

Essa lista apresentada pelo Datafolha dificilmente será replicada na formação dos palanques. Em torno da candidatura de Aloizio Mercadante devem se unir o PT, o PCdoB e o PDT. Em torno da candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) ao governo devem marchar o PPS, o PMDB, o DEM e está sendo negociado o ingresso do PTB. Cada chapa deve indicar dois candidatos ao Senado. Essas negociações reduzem a possibilidade de haver uma disputa em que estejam presentes, por exemplo, Quércia, Tuma, Soninha e Aloysio no mesmo cenário.

Além disso, ainda há dissenso dentro dos próprios partidos. Sou postulante ao Senado pelo PSDB de São Paulo, reafirmou na quarta-feira o deputado federal José Aníbal, que disputa a indicação do partido ao Senado com Aloysio Nunes Ferreira, que deixou a Casa Civil do governo de São Paulo.

O PT de São Paulo já referendou a indicação de Marta Suplicy, ex-prefeita de São Paulo, para a disputa do Senado. Na capital paulistana (sem contabilizar o restante do Estado), ela atinge 48% das intenções de votos.

    Leia tudo sobre: datafolhasao paulosenado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG