Pesquisa mostra disputa acirrada em Porto Alegre

Uma pesquisa feita pelo Ibope e publicada hoje pelo jornal Zero Hora indica que a disputa pela prefeitura de Porto Alegre será acirrada neste ano. O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), lidera os três cenários do primeiro turno, mas nenhum de seus índices supera a margem de erro de quatro pontos porcentuais para Maria do Rosário (PT) e Manuela DÁvila (PCdoB).

Agência Estado |

Nas projeções para o segundo turno, o prefeito fica atrás das duas candidatas, mas a diferença também caracteriza empate técnico.

Num dos cenários da pesquisa estimulada, com a participação de José Fortunati (PDT) e Mônica Leal (PP), Fogaça tem 25 % das intenções de voto, contra 20% de Maria do Rosário e 17% de Manuela. Os porcentuais permanecem iguais no segundo cenário, com Vieira da Cunha no lugar de Fortunati. No terceiro cenário, sem a participação do PDT, Fogaça tem 26%, Maria do Rosário 21% e Manuela 18%. Na pesquisa espontânea Fogaça tem 8%, Maria do Rosário 6% e Manuela 5%.

Nas projeções para o segundo turno, o atual prefeito seria vencido por Manuela (44% a 39%) e Maria do Rosário (43% a 40%) e ganharia se disputasse com Luciana Genro, do PSOL (43% a 36%); Onyx Lorenzoni, do DEM (46% a 24%); Vieira da Cunha, do PDT (49% a 24%); José Fortunati, do PDT (49% a 23%); Mônica Leal, do PP (49% a 19%); e Nelson Marchezan Júnior, do PSDB (51% a 17%).

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 02/2008 e foi feita entre os dias 30 de março e 2 de abril, com 602 eleitores, por solicitação do Grupo RBS.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG