Pesquisa indica que 20% dos paulistas são sedentários

SÃO PAULO - Pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde do Estado da São Paulo indica que um em cada cinco paulistas é sedentário ou não pratica atividade física de maneira adequada para manter a saúde em dia. O resultado faz parte de um levantamento de campo realizado em 2008 com 2,6 mil entrevistados acima de 14 anos, de ambos os sexos, além de diferentes escolaridade, classes sociais e profissões, na capital paulista e outras 13 regiões do Estado.

Agência Estado |

O estudo foi realizado em parceria com a entidade não governamental Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, que executa o programa Agita São Paulo da secretaria.

Do total de entrevistados, 19,4% não atendem às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para acumular 30 minutos diários de atividades físicas, pelo menos cinco dias por semana. Os sedentários, que não praticam qualquer atividade física, representaram 3,4% dos participantes da pesquisa.

Cerca de 7,4% informaram que realizam atividades físicas em tempo e quantidade de dias insuficientes. O levantamento também apontou aumento do número de paulistas ativos ou muito ativos fisicamente. Dos entrevistados, 64,7% foram considerados ativos - acumulam pelo menos 30 minutos diários de exercícios - e 15,9%, muito ativos - fazem mais do que o recomendado.

Em 2006 a porcentagem dos considerados ativos ou muito ativos foi de 62,1% e 13,4%, respectivamente. Entre os entrevistados do sexo masculino houve 58,3% de ativos e 19,9% de muito ativos. Já entre as mulheres foram 71% de ativas e 11,9% de muito ativas.

Leia mais sobre: sedentarismo

    Leia tudo sobre: saúdesão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG