http://images.ig.com.br/ult_us/selo_eleicoes.jpg align=leftO resultado da http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/04/21/pesquisa+ibope+mantem+serra+a+frente+de+dilma+9464388.htmlpesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira deve servir como um sinal de alerta para a coordenação da campanha da ex-ministra Dilma Rousseff, dizem especialistas ouvidos pelo iG. Para eles, a sondagem mostra que os estrategistas do PT terão que trabalhar muito para superar a inexperiência da candidata em disputas eleitorais.

Se eu fosse da campanha de Dilma estaria preocupado. Esta pesquisa é mais um sinal amarelo mostrando que é preciso mudar a estratégia. Vai ser duro levar esta candidata adiante. Como diria o João Saldanha (comentarista esportivo), ela tem a cintura dura, disse o historiador Marco Antonio Villa, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Eleições 2010

Pesquisa Ibope

Gerando gráfico...
Ibope

Já a cientista política Maria do Socorro Sousa Braga, também da Ufscar, acha precipitado falar em preocupação na campanha petista, mas concorda que o desempenho de Dilma está aquém do esperado. Em função do quão bem avaliado é o governo Lula, era de se esperar um crescimento maior de Dilma, que ainda continua na sombra dele, disse Maria do Socorro.

Segundo Villa, a pesquisa do Ibope mostra que Dilma pode ter atingido seu teto nesta fase da campanha. Para ele, a disputa só vai começar para valer depois da Copa do Mundo, em meados de julho.

Os dois também lembraram que esta foi a primeira pesquisa do Ibope feita depois do lançamento da candidatura de Serra. Fica claro, agora, que a estratégia do Serra está certa. Muita gente dizia, algumas semanas atrás, que ele estava errando, demorando muito para lançar a candidatura. Acontece que ele estava certo. O brasileiro não está acostumado a campanhas muito longas, disse Villa.

De acordo com Maria do Socorro, os dois candidatos devem se manter na faixa dos 30% até o início da campanha na TV. O importante agora é manter o equilíbrio nesta faixa dos 30%, disse ela.

Outras pesquisas:

Leia mais sobre: eleições 2010


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.